Em dois dias, 110 toneladas de lixo são recolhidas no Rock in Rio

100-toneladas-rock-in-rio

Cerca de 1.000 garis trabalham na área interna do evento, enquanto quase 200 atuam na parte de fora

Da CNN

Nos dois primeiros dias do Rock in Rio, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb) afirmou que recolheu 110,5 toneladas de resíduo no local do evento, que está sendo realizado no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca.

Cerca de 1.000 garis atuam na área interna do festival, em áreas como pistas, praças de alimentação, área VIP, bastidores, arena e velódromo. Outros 181 trabalhadores são responsáveis pela limpeza da parte externa, incluindo as vias de acesso à Cidade do Rock.

A Comlurb informa que os resíduos recicláveis são direcionados a cooperativas de catadores escolhidas pelos organizadores do festival e credenciadas junto à empresa, que fazem a comercialização com empresas recicladoras, gerando emprego e renda.

Os resíduos orgânicos são levados para o EcoPonto do Caju da Comlurb, onde são utilizados para compostagem e transformados em biogás para geração de energia, biocombustível ou condicionador de solos, na unidade de biometanização, a primeira da América Latina. Para facilitar o descarte correto de resíduos, cerca de 2.000 contêineres foram distribuídos, tanto na parte interna quanto na parte externa da Cidade do Rock.

Sustentabilidade

Das 110,5 toneladas de resíduos recolhidas pela Comlurb até agora, 37,98 toneladas de recicláveis foram encaminhados à startup Reutiliza Já e à Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), que vão garantir a rastreabilidade dos resíduos durante o Rock in Rio 2022 e a sustentabilidade do evento.

Para isso, será usada a tecnologia blockchain (mecanismo de banco de dados avançado que permite o compartilhamento transparente de informações). Integrada à prestação de serviços das cooperativas de catadores de materiais recicláveis, essa tecnologia permite que cada material descartado no lixo possa ser acompanhado, medido, separado, pesado e encaminhado para o destino certo.

O objetivo é garantir a rastreabilidade dos resíduos, desde o momento do consumo no festival até as cooperativas de reciclagem e, destas, posteriormente, até as indústrias, para transformá-los em matéria-prima novamente para produção de embalagens de novos produtos, garantindo a circularidade dos materiais. Do total de 37,98 toneladas de resíduos recicláveis encaminhadas aos catadores, a maior parte (20,94 toneladas) é plástico, seguida de alumínio (5 toneladas).

Com informações da Agência Brasil / Fonte: CNN